Banco do Brasil lesa clientes beneficiados com remessa internacional

Por definição, quando uma empresa age de modo a encobrir uma determinada informação ou funcionalidade em seus serviços, acarretando dano material para os seus clientes, está caracterizada prática comercial lesiva ao consumidor. É exatamente o que vem acontecendo com correntistas do Banco do Brasil beneficiados com remessa internacional.

Eu fui vítima dessa prática. Eis a minha história:

No dia 26 de janeiro deste ano, meu marido enviou uma quantia em euros para minha conta corrente do Banco do Brasil, através do Banco francês Boursorama. Surpreendentemente, não me foi possível acessar a remessa, pois a mesma constava como indisponível para saldo.

Me dirigi à minha agência bancária, onde fui atendida por um funcionário que se encarregou de desbloquear, pelo aplicativo do celular, a remessa internacional. Viajei com a promessa de que o dinheiro estaria disponível em, no máximo, 72 horas. Coisa que nunca aconteceu.

De retorno à França, fiz novamente o procedimento indicado pela pessoa que me atendeu em Teresina. Inútil, a remessa seguiu indisponível, constando o dia 27 de abril como data limite, ou seja três meses depois da transferência bancária.

Na impossibilidade de resolver presencialmente, recorri ao whatsapp do BB. Expliquei o caso e, ao final da conversação, fui informada de que “o Banco do Brasil trabalha de forma descentralizada”, ficando com a desculpa da atendente por não conseguir me ajudar.

Como sou brasileira e não desisto nunca, incumbi minha irmã e procuradora legal de voltar à agência onde tenho Conta, para falar com o funcionário que me atendeu e resolver, de uma vez por todas, a situação. Saiu com a garantia de que o dinheiro estaria disponível em poucas horas. Nada!

Até que a remessa sumiu da minha conta corrente, sendo transferida, dias depois, para a do meu marido no Banco Boursorama. Detalhe: com valor subtraído pela metade. Pedidas as devidas explicações, ele foi informado de que seria referente a taxas cobradas pelo Banco do Brasil. Como assim?

Quer dizer que você recebe uma remessa internacional, esta fica indisponível por três meses, ao termo do qual é devolvida para instituição financeira de origem, subtraída da metade do valor? O que justifica?

A que serve o IBAN ( International Bank Account Number), código utilizado para identificar as contas bancárias, aumentar a segurança das operações e diminuir os riscos ao processar transferências internacionais, que permite as transações?

O pior é que a prática comercial lesiva, que eu chamo de apropriação indébita, golpe, escroqueria, é recorrente, embora se desconheça as providências para coibir. Basta entrar no site reclameaqui.com.br, e constatar relatos semelhantes ao meu.

No caso específico, o valor não é enorme e o ocorrido serviu de alerta.Vamos nos instalar em breve no Brasil, onde meu marido sonha em viver a sua aposentadoria, e sabemos agora que O BB, até então sinônimo de confiança, não faz por merecê-la. Felizmente, existem outros bancos para transferir o seu dinheiro.

Resta, no entanto, a certeza de que o Brasil não é para amadores. Oremos…